Clipart

Quais dispositivos que compõem uma instalação elétrica?

Medidor: Popularmente conhecido como relógio, esse aparelho mede os quilowatts/hora consumidos pelo usuário de energia, quando ele faz a corrente circular ao ligar algum aparelho elétrico. O medidor é fornecido pela empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica de cada cidade.

Fusível: O fusível é uma liga metálica que sofre uma espécie de queima se a corrente elétrica ultrapassar um determinado valor que pode oferecer perigo para a instalação, determinando a intensidade da corrente que pode passar pelos fios. O material de que o fusível é feito, assim como sua espessura, influenciam muito na quantidade de corrente elétrica que ele é capaz de suportar.

Disjuntor: O disjuntor é um dispositivo que possui uma chave que quando recebe uma corrente com determinada intensidade, é desligada automaticamente, interrompendo a corrente. Quando a corrente volta a sua intensidade normal, o disjuntor pode ser rearmado e continuar sendo utilizado.

Fio Terra: O fio terra tem a função de atrair eventuais correntes elétricas que escapem e direcioná-las para a terra, protegendo pessoas de choques elétricos, além de poupar os aparelhos eletrônicos. Os fios terra devem ter cor verde ou verde e amarelo (brasileirinho). No Brasil, é obrigatório o uso do fio terra em todas as instalações elétricas.

Chave Geral: Aparelho que permite o controle da instalação elétrica de uma residência, possibilitando que ela seja ligada ou desligada a qualquer momento.

Quadro Geral: Essa estrutura é feita de metal ou fibra de vidro, é fixada em uma parede e contém os circuitos da instalação elétrica, separados por grupos que indiquem o local de uso e o nível de potência utilizada.

Eletrodutos: São estruturas feitas em ferro, PVC ou aço, por onde passam os fios e cabos utilizados nas instalações elétricas. Geralmente, os eletrodutos são construídos dentro das paredes de alvenaria ou são escondidos com forros.

Fios e Cabos: São condutores de corrente elétrica. O fio é constituído de apenas condutor rígido, sendo utilizado principalmente em instalações retilíneas. Já o cabo possui vários fios, isolados ou não, e é mais flexível, sendo indicado para instalações elétricas em locais que possuem curvas e para uso em aparelhos elétricos. Os fios e cabos são unidos por conectores ou fitas isolantes.

Quadro Elétrico de Proteção: Esse dispositivo controla as eventuais sobrecargas elétricas nos circuitos, contando com um disjuntor geral com capacidade de desligar todos os circuitos, cortando as correntes elétricas.