Clipart

Como escolher um bom eletricista?

Antes de contratar um eletricista, é preciso tomar uma série de precauções, já que trabalhos mal feitos podem causar danos e prejuízos, como a queima de aparelhos elétricos, consumo exagerado de energia ou em casos mais graves, incêndios.

Por isso, peça indicações a amigos e parentes que já tenham contratado o serviço de determinado eletricista ou procure lojas de confiança do ramo, que geralmente conhecem algum bom profissional para recomendar. Ainda que um eletricista autônomo ofereça um preço mais baixo, é indicado que o consumidor prefira contratar os serviços de empresas estabelecidas legalmente, pois em caso de acidentes que gerem processos judiciais, as chances de receber uma eventual indenização são maiores do que quando o prestador dos serviços é pessoa física.

Também é importante solicitar os certificados de cursos profissionalizantes realizados pelo eletricista e averiguar se ele está de acordo com a Norma Regulamentadora 10, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece requisitos e procedimentos básicos para garantir a segurança e a saúde dos profissionais.

 Depois de contratar o eletricista ideal, solicite que o profissional descreva todo o procedimento que será realizado, assim como o material que será utilizado, o custo de sua mão de obra e determine os prazos para a execução do serviço. Certifique-se que o eletricista é capaz de sanar todas as suas dúvidas em relação ao trabalho dele.

Lembre-se que os eletricistas costumam cobrar pelas visitas às residências, já que é empregado um certo tempo para realizar o orçamento e nem sempre o cliente contrata o serviço.